Baixo estoque de sangue reduz cirurgias no Trauma de João Pessoa-PB

Na quarta-feira (15) estoque era de 35% do volume mínimo necessário.
Hemocentro acredita que férias motivem redução de doações.

Do G1 PB, com informações da TV Cabo Branco

O estoque de bolsas de sangue no Hospital de Trauma de João Pessoa está com apenas 35% do seu volume mínimo. De acordo com a equipe da unidade transfusional, no final do expediente da quarta-feira (15), apenas 28 bolsas restavam no estoque, quando o ideal seria ter mais de 80. O número obrigou a redução das cirurgias eletivas na unidade.
Segundo Rosângela Carneiro, bioquímica da unidade transfusional do hospital, o estoque compromete grande parte do atendimento do Trauma. “Estamos priorizando os casos mais graves que chegam ao bloco cirúrgico e com isso acabamos atrasando as cirurgias eletivas”, disse Rosângela em entrevista à TV Cabo Branco.

Para a diretora geral do Hemocentro na Paraíba, Sandra Sobreira, o principal motivo para a falta de estoque nos hospitais é a redução no número de doadores nesta época do ano. “Devido ao período de confraternização e férias, em dezembro e janeiro muita gente deixa de doar”, citou Sandra.
A diretora explica também que o aumento no número de acidentes de trânsito registrado neste período do ano provoque um aumento também na demanda por sangue. “Além disso, quem ingere bebida alcoólica não pode doar por 24 horas, resultando num problema conjunto”, destacou Sandra.
Hemocentro faz campanha para doação de sangue durante São João na Paraíba (Foto: Walter Rafael/Divulgação Secom-PB) 
Além da capital, existem outros 12 pontos de coleta
em todo o estado (Foto: Walter Rafael/Secom-PB)
Doações
O Hemocentro da Paraíba convida as pessoas para fazer doações que irão ajudar na reposição dos estoques dos hospitais públicos e privados do estado. Para doar, é necessário que a pessoa tenha entre 16 e 60 anos, pese acima de 50 quilos e não tenha feito tatuagem no último ano, nem ingerido bebida álcoolica nas últimas 24 horas.
Além disso, os doadores devem apresentar um documento original de identificação e indicar, durante a triagem, quais medicamentos estão tomando. Dadores com menos de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Mulheres que estejam grávidas ou em período de amamentação não podem doar.
No estado, além do Hemocentro de João Pessoa, na Avenida Pedro II, no bairro da Torre, existem outras 12 unidades. O Hemocentro Regional de Campina Grande, no bairro do Catolé, que funciona de segunda à sexta-feira das 7h às 18h e nos sábados das 7h às 13h e os hemonúcleos de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha e Itabaiana, que funcionam de segunda à sexta-feira das 7h às 13h. Na capital, o funcionamento é de segunda à sexta-feira das 7h às 17h45, se estendendo até as 21h nas quartas-feiras. No sábado o horário vai até as 17h.

0 comentários:

Postar um comentário