A Liga se baseou no artigo 29 do regulamento, que define que, na falta de uma nota em alguma categoria, a nota maior deve ser repetida -- este critério dá o título do campeonato à Mocidade, que estava a apenas uma nota 9,9 do título no momento da interrupção, seguida de Rosas de Ouro e Vai-Vai.
Realizada nesta tarde, no Sambódromo do Anhembi, a apuração foi paralisada depois que um homem invadiu a área reservada aos jurados e rasgou as cédulas com as últimas notas. Houve tumulto, incêndio e detenções.
Desde então, presidentes das 14 escolas do Grupo Especial estavam reunidos para analisar que providências seriam tomadas. De acordo com Carlos Alberto Praça, assessor de imprensa da Liga, houve uma votação de sete votos a cinco em favor de manter o resultado das notas lidas até a interrupção.
Quando a confusão começou, a escola Mocidade Alegre estava na frente, seguida pela Rosas de Ouro e Vai-Vai. Faltavam apenas duas notas do último quesito, Comissão de Frente, para sair o resultado da vencedora do Carnaval
Polêmica no júri"A Mocidade levou, mas não ganhou. Alguns presidentes não votaram. Fomos contra não terminar a leitura dos votos", disse o presidente da Vai-Vai, Darly Silva, o Neguitão, acrescentando que um dos pontos de discórdia foi uma troca de jurados de última hora. "Achamos muito estranha a situação de troca de jurados que houve na quinta de Carnaval, jurados que justamente deram 10 para a Mocidade e tiraram pontos de outras escolas", disse.
Logo após a confusão, a presidente da Mocidade Alegre, Solange Bichara Rezende, confirmou ao UOL que houve divergências com relação a nomeação dos jurados. "A questão é como foi feita a escolha dos jurados este ano."
Em 2012, a seleção para jurados de Carnaval sofreu mudanças. Foi aberto concurso público para o cargo, o que causou a insatisfação de alguns membros de escola de samba.
Antes do início da apuração, houve uma reunião entre os diretores das escolas para discutir a substituição de dois jurados às vésperas da primeira noite de desfiles, sexta-feira. A mudança desagradou alguns dirigentes, mas o consenso ao final da reunião foi de que as notas dos jurados substitutos não seriam descartadas.
- Paulo Sérgio Ferreira, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, anuncia a Mocidade Alegre como campeã do Carnaval 2012 no final da noite de terça-feira (21)
0 comentários:
Postar um comentário